Zumbis ao Ataque Proposta de jogo para o ensino de Dinâmica Populacional

Conteúdo do artigo principal

Isabella Capistrano
Rubens Cividati

Resumo

Os jogos didáticos podem ser usados como metodologia importante para o ensino de geografia por criarem um ambiente que possibilita o aluno a enfrentar desafios, testar limites, solucionar problemas e formular hipóteses, aspectos importantes para uma aprendizagem significativa aproximando os alunos com o conteúdo da aula. O jogo pedagógico é destacado para o ensino de geografia quando há a dificuldade de compreender conceitos e conteúdos de geografia quando estes não estão presentes no cotidiano do aluno. Este trabalho teve como proposta o desenvolvimento de um jogo didático estilo role-playing game (RPG) para o ensino de dinâmica populacional para a disciplina de geografia do 7º ano do Ensino Fundamental II. O jogo denominado Zumbis ao Ataque tem como principal objetivo exemplificar o processo de dinâmica populacional utilizando os conceitos de taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida e migração, além valorizar o aspecto lúdico do jogo, favorecendo a participação em grupo. O jogo também foi desenvolvido para ser de baixo custo e, por isso, de fácil aquisição e aproveitamento pelos professores para ser usado em escolas. Durante a aplicação do jogo em duas turmas de 7º ano, observou-se a contribuição entre pares, o cuidado com as regras do jogo e a intensa participação dos alunos. Posteriormente se discutiu como a dinâmica populacional foi exemplificada nesta atividade.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VII FAEL
Biografia do Autor

Isabella Capistrano

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp. Pós-graduanda em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Ciências - IFSP Campinas

Rubens Cividati

Técnico em Informática pelo IFSul de Minas – Inconfidentes e graduando em Engenharia da Computação pelo Inatel.