Dominó de habilidades interpessoais Mecânica e elementos de um jogo clássico para o ensino

Conteúdo do artigo principal

Felipe Moura Oliveira
Rubens de Carvalho Araújo Filho
Ricardo Vernieri de Alencar
Keity Farias Abi-Ackel

Resumo

As habilidades socioemocionais abrangem as emoções; o relacionamento intrapessoal e interpessoal; o gerenciamento de metas; e a resolutividade de problemas. Os jogos, por fazerem parte do cotidiano de muitos jovens e por possuírem elementos que engajam essa faixa etária, são vistos como ambientes interativos e com mecânicas acessíveis, servindo como instrumentos para a aprendizagem e desenvolvimento dessas habilidades. O objetivo geral deste artigo é construir um jogo a partir da apropriação de mecânicas e elementos de um jogo clássico (dominó) para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes de cursos de ciências sociais aplicadas. Nesta análise, percebe-se que o desenho apresenta um solo rico para o cultivo e o desenvolvimento de jogos e brincadeiras com essa temática. Portanto, há a adaptação de um jogo clássico para a realidade de sala de aula, com o intuito de servir como ponte para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VII FAEL
Biografia do Autor

Felipe Moura Oliveira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Grupo de Estudos sobre Estratégia, Complexidade e Espiritualidade nas Organizações

Rubens de Carvalho Araújo Filho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduando em Administração pela UESPI

Ricardo Vernieri de Alencar, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor na UESPI. Líder do grupo de pesquisa Coletivo Repensar.

Keity Farias Abi-Ackel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestranda em Linguística Aplicada (Unisinos); membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (UFPI) e do Grupo de Estudo de Línguas de Sinais do Piauí.