Entre a dor e o prazer Um estudo sobre o jogo dos Doutores da Alegria
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Desde 1991, com a criação do projeto Doutores da Alegria, a presença de palhaços para o uso de tratamento dos pacientes permite o questionamento das regras hospitalares brasileiras. A contraposição da postura alegre e subversiva do palhaço, quebra a lógica de pensamentos e sentimentos da seriedade dentro do hospital. Este artigo tem por objetivo analisar qual o impacto da ação do jogo lúdico com as crianças hospitalizadas. A pesquisa foi desenvolvida, desse modo, através do levantamento e fichamento do referencial teórico acerca da temática do jogo dos palhaços dos Doutores da Alegria, cujo instrumento utilizado é o lúdico. Há também no artigo análise estatística coordenado pelo Daniel Brandão assim como produções acadêmicas feitas pelo fundador Wellington Nogueira.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores autorizam a publicar o texto na REVEL e garantem que a obra é original e de sua autoria, com a exceção de algumas passagens de texto, figuras e dados, cuja fonte está claramente referenciada, e que, quando necessário, estão acompanhadas de permissão de reprodução emitida pelos detentores dos direitos autorais. Os autores afirmam ainda que a obra não foi formalmente publicada em qualquer outro veículo e que não contém nada que seja ilegal, difamatório, ou que, se publicado, constitua-se em violação de compromisso de sigilo.
A pessoa que assina este termo garante que é o agente autorizado pelos demais coautores a inscrever o trabalho / The person who signs this declares to be authorized by any coauthors to submit this work