Guerras culturais e a proposta de um game sobre busca por conhecimento e checagem de informação

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Celbi Vagner Melo Pegoraro

Resumo

Este trabalho propõe apresentar o início do desenvolvimento de uma proposta de jogo tendo como base a pesquisa de pós-doutorado do autor, que trata o jornalismo e a política do ponto de vista das chamadas “Guerras Culturais”, intenso confronto de ideias que encontrou inicialmente seu ambiente mais extremo no espaço virtual. Embora o senso comum afirme que vivemos na era da Pós-Verdade, a questão da manipulação das informações é antiga e ganhou potência recente devido às novas ferramentas de comunicação como as mídias sociais. As fontes produtoras de notícias não são mais somente as tradicionais empresas jornalísticas, mas as corporações de tecnologia, as produtoras independentes e militantes, influenciadores digitais e atores políticos, alguns com intenção de desinformar ou confundir leitores. O usuário, por sua vez, encontra os poderosos algoritmos que lhes apresentam as informações de acordo com o seu mundo preconcebido. As constantes crises de ordem econômica e as incertezas do mundo resultaram em conflitos entre grupos progressistas e conservadores. A segunda fase da pesquisa envolve o desenvolvimento da estrutura de um jogo sobre busca do conhecimento e checagem de informação. Em princípio a proposta tem como público-alvo estudantes entre 14 e 17 anos entre o fim do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VI FAEL
Biografia do Autor

Celbi Vagner Melo Pegoraro, Universidade de São Paulo (USP)

Especialista em Política e Relações Internacionais (FESP-SP) e Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Atualmente faz estágio de pós-doutoramento no programa Diversitas (FFLCH-USP) com o tema das Guerras Culturais.