Kalulu Adaptação e avaliação do jogo digital para a alfabetização

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Camilo E. S. Olalla
Katerina Lukasova
Maria Teresa Carthery-Goulart
Cristiane Maria Sato

Resumo

Kalulu, jogo produzido na França, tem por objetivo auxiliar na alfabetização de crianças, com a mediação mínima do professor. O objetivo do presente trabalho foi a adaptação do Kalulu para Português e uma aplicação piloto em uma escola pública, visando avaliar a experiência que os jogadores tiveram durante a intervenção com o game. Participaram 19 crianças de 5 a 6 anos, que jogaram 18 sessões, três vezes na semana, durante quase 2 meses. Foram aplicados um questionário de experiência de usuário e avaliações de leitura e escrita, pré e pós intervenção. Uma escala de satisfação foi aplicada em todas as sessões. Os resultados mostraram uma avaliação positiva do Kalulu, pela maioria das crianças, tanto no caráter de diversão quanto de jogabilidade. e mesmo com poucas sessões houve diferença no desempenho das crianças nas avaliações de leitura (para letras e bigramas) e escrita (para letras). O Kalulu foi aplicado dentro de uma sala de aula fazendo parte da rotina diária, sem modificação do ensino dos conteúdos propostos usualmente. Professora e coordenação consideraram adequada e positiva a aplicação dentro do contexto escolar, o que é um indicador importante de que os games educativos possam ser incluídos na rotina escolar de ensino.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VI FAEL
Biografia do Autor

Camilo E. S. Olalla, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutorando no programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Katerina Lukasova, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professora titular do programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC

Maria Teresa Carthery-Goulart, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professora titular do programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC

Cristiane Maria Sato, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professora titular do programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC