Utilização da gamificação nas práticas pedagógicas no ensino superior na cidade de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Henrique dos Santos
Raphael Fontes Cloux

Resumo

Os principais problemas da educação moderna estão relacionados à falta de engajamento e motivação dos alunos para participar ativamente do processo de aprendizagem. Por isso, os professores tentam usar novas técnicas e abordagens para provocar a atividade dos alunos e motivá-los a participar das aulas. O objetivo da educação é alcançar as metas de aprendizagem, porque, caso contrário, todas as atividades (incluindo atividades de gamificação) parecerão inúteis. Os objetivos determinam quais conteúdos e atividades educacionais devem ser incluídos no processo de aprendizagem e a seleção da mecânica e técnicas de jogo apropriadas para alcançá-los. Neste artigo serão discutidos de que forma os princípios dos jogos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VI FAEL
Biografia do Autor

Marcelo Henrique dos Santos, Universidad Interamericana

Doutorando, Universidad Interamericana – Asunción, PY.

Raphael Fontes Cloux, Universidad Interamericana

Professor, Universidad Interamericana – Asunción, PY