As regras como valores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto traz reflexões e provocações sobre o papel das regras no universo geral dos jogos, com algumas considerações especiais no que concerne a jogos digitais. A criação das regras é um elemento essencial do processo de criação de um jogo, pois as regras definem o próprio jogo e definem as affordances dos jogadores. No entanto, a relação entre os jogadores e as regras não existe de forma isolada, pois integra a experiência social dos jogadores. Assim, entender esta relação é uma ferramenta útil para designers de jogos; mas esta não é a única provocação neste texto. Alguns eventos de grande repercussão, como o caso Gamergate ou os massacres de Oslo e Christchurch, apresentaram elementos perturbadores de conexão com a cultura gamer. Fenômenos assim são complexos e não se podem apontar causas simples para eles. Mas o estudo da relação entre regras e jogadores pode oferecer uma perspectiva útil para sua compreensão.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores autorizam a publicar o texto na REVEL e garantem que a obra é original e de sua autoria, com a exceção de algumas passagens de texto, figuras e dados, cuja fonte está claramente referenciada, e que, quando necessário, estão acompanhadas de permissão de reprodução emitida pelos detentores dos direitos autorais. Os autores afirmam ainda que a obra não foi formalmente publicada em qualquer outro veículo e que não contém nada que seja ilegal, difamatório, ou que, se publicado, constitua-se em violação de compromisso de sigilo.
A pessoa que assina este termo garante que é o agente autorizado pelos demais coautores a inscrever o trabalho / The person who signs this declares to be authorized by any coauthors to submit this work