Os educadores do tabuleiro e suas correntes lúdicas de saberes e fazeres

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Arnaldo V. Carvalho

Resumo

Jogos de tabuleiro vêm chamando a atenção de um número cada vez maior de educadores. Nos últimos anos, grupos se formaram e articulam discussões e iniciativas, desenvolvendo os saberes docentes acerca da natureza e usos pedagógicos do jogo e do jogar. A pesquisa, em fase inicial, busca compreender melhor os saberes e fazeres dos chamados “educadores do tabuleiro”. Baseia-se em um recorte de grupos e iniciativas sediadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, considerando suportes teóricos de distintas áreas de conhecimento, como a Ludologia, a Educação e a Sociologia.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do VI FAEL
Biografia do Autor

Arnaldo V. Carvalho, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia, pesquisador do Grupo de Pesquisa de Saber(es) e Identidades Docentes (GPIDOC) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, coordenador do projeto LabJog.