Desafios de elaboração de métodos avaliativos para conteúdos gamificados Caso da queimada nas Relações Internacionais

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Victor Dias Grinberg

Resumo

Esse artigo propõe avaliar os elementos constitutivos das práticas de gamificação no contexto dos processos de ensino-aprendizagem, contextualizando seu uso como metodologia ativa e, assim, uma reflexão acerca de como avaliar os resultados de sua aplicação em uma turma a partir de um estudo de caso específico. Por meio da revisão bibliográfica de autores do campo educacional que falam sobre o método de ensino como aluno-protagonista, metodologias propostas para avaliação de motivação e descrição processual da aplicação da atividade gamificada, espera-se criar um quadro de análise para a avaliação do sucesso ou fracasso da metodologia empregada. Assim, no contexto da gamificação, essa proposição parte de grandes questionamentos sobre a metodologia em si, fundamentando sua empregabilidade em sala de aula, até uma forma de quantificarmos o quanto ela está afim do planejamento inicial, bem como com o conteúdo programático e proposta pedagógica imbuída na atividade.

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Seção
Caderno de artigos do FAEL
Biografia do Autor

Victor Dias Grinberg, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Mestrando em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Libero, Especialista em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Graduado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado. Professor nos cursos de graduação de Relações Internacionais e Ciências Econômicas da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado.