Projeto lúdico educacional “PlayEduca – A História contada pelo mundo Playmobil”

Conteúdo do artigo principal

Juberto de Oliveira Santos

Resumo

Os métodos do ensino de História têm sido discutidos ao longo dos anos e entende-se que é necessário instruir uma história mais crítica, reflexiva e dinâmica. Atualmente o ensino necessita de novas abordagens, unindo teoria e prática, além de criar diferentes estratégias educacionais utilizando inclusive a ludicidade com jogos, brinquedos ou brincadeiras. Como professor em sala de aula, percebo grande dificuldade dos alunos em contextualizar os fatos históricos, a construção dos cenários em suas mentes, não alcançando uma plena compreensão. O projeto PlayEduca vem em resposta a esses anseios, com uma proposta lúdica usando bonecos e itens da linha Playmobil para lecionar História. Ele propõe um diferencial na construção de conhecimento histórico-escolar, que une a criatividade e a interação com um brinquedo, buscando um novo olhar sobre a Educação.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do FAEL
Biografia do Autor

Juberto de Oliveira Santos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Especialista em Ensino de História pelo CESPEB/UFRJ, graduado e licenciado em História pela UFRJ. Professor na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.