Gamificando contos de fadas

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Rafael Rix Geronimo
Daniel Couto Gatti

Resumo

Esse artigo tem como objetivo explorar as construções coletivas de um grupo de nove pessoas que gamificaram o conto de fadas “Pele de Asno” em uma oficina de três horas, realizada em uma instituição de ensino particular na cidade de São Paulo. A metodologia dessa pesquisa foi a pesquisa participante e houve colaboração coletiva para fazer com que a narrativa do conto fosse adaptada para tornar-se a história do jogo. Foram criadas mecânicas de jogos e estruturas de recompensas que nos levam a crer que é possível usar a gamificação como estratégia para tornar diversos tipos de atividades divertidas.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do FAEL
Biografia do Autor

Rafael Rix Geronimo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Educação Matemática (PUC-SP)

Daniel Couto Gatti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP)