“Choose your own adventure” Uma proposta de periodização para uma breve história dos gamebooks (1930 a 1990)

Conteúdo do artigo principal

Allan Novaes

Resumo

O presente estudo propõe uma periodização da história dos gamebooks, ou livros-jogos,de matriz anglófona desde sua origem nos anos 1930 até sua popularização nos anos 1970 e 1980, com ênfase na evolução de sua estrutura e lógica e no desenvolvimento do mercado editorial e de jogos nos Estados Unidos. Após uma sucinta discussão epistemológica e semântica sobre a definição de gamebook a partir da teoria da narrativa e dos estudos lúdicos, articula-se estudos sobre livros-jogos que permitem uma periodização da evolução de gênero que mescla elementos de narrativa e jogo.

Detalhes do artigo

Seção
Caderno de artigos do FAEL
Biografia do Autor

Allan Novaes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP), com doutorado-sanduíche pela Andrews University, mestre em Comunicação Social (Umesp), bacharel em Teologia e em Comunicação Social – Jornalismo (Unasp). Professor da Faculdade de Teologia do Unasp. Coordenador do Excelsior!, grupo de pesquisa interdisciplinar em Religião, Juventude e Cultura da Mídia.